Audiência na Câmara debate normas para cabos aéreos nos postes das cidades

Audiência na Câmara debate normas para cabos aéreos nos postes das cidades
Prefeitura de Canoas
Um homem está numa escada fazendo a manutenção de fios elétricos num poste
Cabos desorganizados representam perigo para a população

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (11), audiência pública sobre o acúmulo de cabos aéreos de energia, telefonia, TV e internet.

O debate atende a pedido do deputado Saulo Pedroso (PSD-SP) e será realizado a partir das 16 horas. O local da reunião ainda não foi definido.

Segundo o parlamentar, a crescente desorganização desses fios causa impactos do ponto de vista estético e operacional nos municípios. "É cada vez mais comum ver fios soltos, enrolados e mal posicionados compondo a paisagem urbana em diversas cidades do país", critica Pedroso.

"Além do aspecto visual, há frequentes relatos de interrupções nos serviços, riscos de curtos-circuitos, quedas de cabos em vias públicas e dificuldades de fiscalização e manutenção por parte das concessionárias e permissionárias responsáveis", acrescenta.

O deputado afirma que a falta de regras claras sobre fiscalização, ordenamento e responsabilização desses fios. "[A situação] necessita ser vastamente discutida, considerando que os cabos pendentes e caídos se transformam em fatores de risco para transeuntes."